Nosso Manifesto Resista!

Observou-se, nos dois últimos meses, o crescimento mais evidente de grupos contrários a artistas e trabalhos cujos temas são os corpos, os prazeres ou as sexualidades. Antes, esses ataques pareciam confinados a círculos restritos e a espaços virtuais específicos; agora, alcançaram vários locais das cidades, têm pautado as mídias tradicionais e dificultado, ou mesmo impedido, a exposição de diversos trabalhos.

No entanto, essa movimentação não é recente. Ela apenas exprime novas articulações de antigos grupos que, nos últimos anos, ampliaram fortemente os ataques à constituição identitária de diferentes minorias; aos fluxos migratórios; a intelectuais e movimentos sociais progressistas e de esquerda; às teorias de gênero; às políticas educacionais instituídas; à laicidade; aos órgãos de direitos humanos e a outras entidades que atuam em defesa da democracia e do Estado democrático de direito.

Esses grupos aumentaram sua presença e seu poder. Sua atuação é multifacetada, utilizando-se de táticas que implicam: a veiculação de notícias falsas; a intimidação de indivíduos, grupos e instituições; a pressão sobre políticos, gestores e as mídias; a manipulação da opinião pública; a criminalização e judicialização das diferenças. Desse modo, eles colocam em risco direitos e liberdades democráticas conquistadas nas últimas décadas.

cropped-logo-resista.jpg

 

Por isso, é urgente que cada um de nós, atuando em rede,

RESISTA!

Combatendo a distorção e divulgação de notícias e conceitos falsos;

Ocupando as redes sociais e denunciando moralistas e interesseiros de ocasião;

Dialogando e formando amigos e conhecidos seduzidos por soluções autoritárias;

Colaborando com ações e propostas conscientizadoras sobre as liberdades civis;

Frequentando e defendendo os espaços plurais de produção, difusão e compartilhamento de saberes, conhecimentos e artes.

RESISTA!

Venha conhecer e contribuir com as atividades do nosso coletivo: Resista! Observatório de resistências plurais. Não somos uma ONG e não somos um partido político. Somos um grupo de pessoas que tem se reunido para debater formas de defender e fazer sobreviver proativamente os espaços democráticos de produção de conhecimento e de circulação de ideias em Minas Gerais.

18 de outubro de 2017

2 comentários

  1. Olá,
    Tô chegando agora nesse espaço e já com muita vontade de ficar!
    Resistir é preciso! Contra a burrice, a chatice e a caretice. Contra um Estado imbecilizante e autoritário. Contra a miséria dos corpos e das mentes.
    Sempre alerta.
    Beijo + obrigada por não desistirem
    Sonia
    PS: se vcs tiverem lista de assinantes, atualizações via email e que tais, por favor me incluam.

    Curtir

    • Prezada Sonia,
      muito obrigado pelo contato, por seu interesse em seguir o Resista! e pelas palavras de apoio à iniciativa. Espero que você continue consoco!
      Não temos lista de assinantes propriamente, mas temos dois canais: o perfil do Facebook e o blog. No Facebook, se você curtir o perfil, automaticamente passa a receber os posts em sua timeline. Ali você ainda tem a opção de marcar o Resista! como leitura preferencial. Assim, sempre que você acessar sua timeline, você verá primeiro a publicação do Resista!
      Atualmente, o blog (resistaorp.blog/) publica um texto novo a cada terça e quinta-feira, por volta de 18:30. Na página do blog, você tem a opção de marcar para receber um e-mail avisando que novo texto foi publicado.
      Qualquer dúvida, faça contato.
      Abraço,
      Luiz Morando.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s