Nosso Manifesto Resista!

Observou-se, nos dois últimos meses, o crescimento mais evidente de grupos contrários a artistas e trabalhos cujos temas são os corpos, os prazeres ou as sexualidades. Antes, esses ataques pareciam confinados a círculos restritos e a espaços virtuais específicos; agora, alcançaram vários locais das cidades, têm pautado as mídias tradicionais e dificultado, ou mesmo impedido, a exposição de diversos trabalhos.

No entanto, essa movimentação não é recente. Ela apenas exprime novas articulações de antigos grupos que, nos últimos anos, ampliaram fortemente os ataques à constituição identitária de diferentes minorias; aos fluxos migratórios; a intelectuais e movimentos sociais progressistas e de esquerda; às teorias de gênero; às políticas educacionais instituídas; à laicidade; aos órgãos de direitos humanos e a outras entidades que atuam em defesa da democracia e do Estado democrático de direito.

Esses grupos aumentaram sua presença e seu poder. Sua atuação é multifacetada, utilizando-se de táticas que implicam: a veiculação de notícias falsas; a intimidação de indivíduos, grupos e instituições; a pressão sobre políticos, gestores e as mídias; a manipulação da opinião pública; a criminalização e judicialização das diferenças. Desse modo, eles colocam em risco direitos e liberdades democráticas conquistadas nas últimas décadas.

cropped-logo-resista.jpg

 

Por isso, é urgente que cada um de nós, atuando em rede,

RESISTA!

Combatendo a distorção e divulgação de notícias e conceitos falsos;

Ocupando as redes sociais e denunciando moralistas e interesseiros de ocasião;

Dialogando e formando amigos e conhecidos seduzidos por soluções autoritárias;

Colaborando com ações e propostas conscientizadoras sobre as liberdades civis;

Frequentando e defendendo os espaços plurais de produção, difusão e compartilhamento de saberes, conhecimentos e artes.

RESISTA!

Venha conhecer e contribuir com as atividades do nosso coletivo: Resista! Observatório de resistências plurais. Não somos uma ONG e não somos um partido político. Somos um grupo de pessoas que tem se reunido para debater formas de defender e fazer sobreviver proativamente os espaços democráticos de produção de conhecimento e de circulação de ideias em Minas Gerais.

18 de outubro de 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s