Não é ideologia – Marco Aurélio Prado

A partir de hoje, o Resista! começa a compartilhar vídeos bacanas que focam temas do nosso interesse, que estejam associados às nossas discussões e diretrizes. Vídeos que façam refletir e reposicionar nossas ações face às imposições que uma onda conservadora e reacionária tem conseguido estabelecer.

Será uma série de sete pequenos filmes, sempre às quartas-feiras. Eles foram produzidos pelo coletivo Não é Ideologia, composto por professorxs da UFMG. A série não é inédita, mas profundamente questionadora, com conceitos expostos de maneira clara.

No filme de hoje, Não é ideologia, o professor Marco Aurélio Prado, do curso de Psicologia da FAFICH/UFMG, faz uma reflexão sobre o conceito de ideologia e desmistifica a expressão ‘ideologia de gênero’, explorada equivocadamente por religiosos cristãos e políticos conservadores.

Vale destacar o conceito de ideologia: um sistema de ideias estereotipadas, ambíguas, simplistas, que diminui a capacidade de pensar com autonomia e propicia a instalação e consecução de interesses de determinado(s) grupo(s). Do ponto de vista da Psicologia, a ideologia atua para economizar a reflexão sobre determinada experiência ou tema, impedindo o exercício de pensar com autonomia e manipulando/direcionando a reflexão.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s