Super-Sapa contra a LEFA (Liga Exterminadora de Feminazis Antissistema)

Hoje queremos apresentar a vocês uma história em quadrinhos parida de nossas mais profundas entranhas queer: Super-Sapa contra a LEFA (Liga Exterminadora de Feminazis Antissistema).

Há muito tempo a equipe de Parole de Queer (Irene Sala e Marián Torres) idealizou uma super-heroína chamada Super-Sapa. Nossa pretensão era criar uma heroína que nunca pudemos ler. Gorda, vegana, com superpoderes sapatões como: voadoras letais, supercaminhão poderoso ou discoteca com música petardo-queer. Queríamos que uma personagem estranha, abjeta, mutante fosse a protagonista da história, em vez do inimigo com quem se tem que acabar. E Korki Kent, Super-Sapa e toda a equipe de redação de Ovários Liberados são parte dessa espécie de monstro que assusta tanto o patriarcado.

Precisamente, este último se torna, é claro, a estrutura ideológica e violenta a ser combatida, e a qual, evidentemente, Super-Sapa e suas companheiras terão que enfrentar em cada uma de suas aventuras. O sonho de uma noite de divagações lisérgicas finalmente se tornou realidade e em poucos dias Super-Sapa atravessará o céu de muitas livrarias até acabar em suas mãos. Esperamos que a desfrute com a mesma alegria, raiva e paixão que sentimos ao escrever essa emocionante aventura.

Foi possível transformar este sonho em realidade por meio de um projeto coletivo e bastardo, com curadoria de Carla Gallén e Belo C. Atance, e ilustrado por Carla Gallén, Miriam S. de Arcos, Belo C. Atance, Coco Guzmán, Uve Rivera, Amanda García Orozco, ORGIA, Sarah Jones, Dana Noche, Andonella (Andrea Arsuaga), Femimutancia (Julia Inés Mamone).

Para o prólogo tivemos o prazer de contar com nosso querido Paul B. Preciado, que se uniu à festa deste Super-Sapa e nos presenteou com a introdução que essa super-heroíina merece.

E todo esse carnaval queer pode ser encontrado em uma editora que amamos, a Continta me tienes, e daqui a pouco em uma livraria perto de você.

Super-Sapa levanta voo, como diria nossa queridíssima Itziar Ziga, com glamour e resistência! Revele a Super-Sapa que existe dentro de você!

Resenha publicada no site Parole de Queer. Disponível em: <http://paroledequeer.blogspot.com/2020/04/superbollo-contra-la-lefa.html>.

Tradução: Luiz Morando.

Em maio passado, o coletivo parole de Queer lançou o quadrinhos Super-Sapa contra a LEFA. Agora o segmento LGBTQIA+ espanhol conta com uma super-heroína queer que rompe com o patrão cisheteronormativo que se alastrou pelas revistas em quadrinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s